Reflexões de um educador em formação
diante das ferramentas tecnológicas de caráter educacional
Ronimar Vargas Jobim
A primeira coisa que me vem à mente no contexto de
minha atividade como educador em formação na atualidade é a imensa gama de
interações possíveis no universo acadêmico do mundo contemporâneo. A escola não
é mais a mesma e os bancos escolares não são necessariamente físicos e
estáticos em um ambiente limitado e com a presença física de um professor.
Estará, portanto, o professor em processo de extinção
na sociedade da informação?
Não há mais como voltar atrás, o mundo mudou e o professor agora assume um novo papel diante da educação em todos os níveis, dos mais fundamentais até os dedicados à própria formação docente.
Antes de tudo, o professor é um maestro, um diretor e um orientador que, ao mesmo tempo que rege o conjunto se dedica a cada aluno em sua individualidade, sabedor de que cada um traz consigo um universo em paralelo de conhecimentos, culturas e experiências que antecedem a sala de aula, e deve ser considerado em proveito da construção do conhecimento, objeto do plano pedagógico a que está atento.
Antes de tudo, o professor é um maestro, um diretor e um orientador que, ao mesmo tempo que rege o conjunto se dedica a cada aluno em sua individualidade, sabedor de que cada um traz consigo um universo em paralelo de conhecimentos, culturas e experiências que antecedem a sala de aula, e deve ser considerado em proveito da construção do conhecimento, objeto do plano pedagógico a que está atento.
Isto ocorre também com relação ao uso das inúmeras
tecnologias que estão à disposição da educação e dos alunos, cujo olhar do
professor é: como esta tecnologia, de domínio ou não do aluno, pode apoiar a construção
pedagógica do conhecimento, pois esta nunca é um fim em si mesma, mas
importante instrumento para atingir estes objetivos.
Não é caminho fácil este de mediador pedagógico em
um novo mundo de possibilidades e acesso a informação. Exigirá ainda muito mais
empenho do professor para, além de estabelecer o vínculo de confiança com o
aluno que favoreça sua atuação como docente, ajudá-lo a entender os processos
de aprendizagem por meio das tecnologias, formando nele a capacidade de atuar
com autonomia no seu aprendizado e também de forma colaborativa com os demais
envolvidos no processo.
A responsabilidade passa a ser compartilhada com a
turma, inclusive no uso das tecnologias para resolução de problemas que se
apresentem. A criatividade aparece como um elemento fundamental para ampliar o
uso dos recursos disponíveis e proporcionar o ambiente de interação e
participação que colabore com os objetivos acadêmicos e o crescimento
individual de cada ser.
Neste sentido, o professor deve ter em mente que as
tecnologias, qualquer que seja o uso delas, em atividades síncronas ou assíncronas
é, antes de tudo, um meio para facilitar a interação das pessoas com os
conhecimentos e com a realidade onde vivem. Prestando-se assim a auxiliar em
uma relação humana, permeada de afetividade e de interesse pelo outro e pelos
problemas que afligem nossa sociedade.
Por fim, as tecnologias utilizadas na educação
deverão ajudar na reflexão de como estes conhecimentos podem colaborar para maior
significado ao indivíduo, ensejando em seu uso na resolução de problemas no
meio em que vive, e este papel sempre estará sujeito a um processo pedagógico,
com a colaboração de um orientador, um mediador, o professor.
8 comentários:
Olá Jobim!
senti sua falta no nosso encontro presencial. Acabei passando por aqui para dar uma olhada no seu blog. Você encontrou um bom caminho. Estou no aguardo de novos links e sugestões para os leitores e também os links dos blogs dos demais colegas. Afinal, um blog sem visitantes, morre.
Obrigado Professora Rita pelos comentários e orientações.
muito bom seu blog! já havia comentado em um fórum sobre a UDEMY, mas a apresentação aqui ficou ótima, bastante esclarecedor.
Valeu Marcos, obrigado!!!
Parabéns pelo blog Jobim! Assunto muito interessante...
Parabéns Jobim!! Gostei muito do tema e da forma como foi abordado! (Bruna Jobim)
Professor Jobim, Meus parabéns pelo blog. O assunto é realmente muito interessante, vejo que a criatividade para educar nos dias de hoje tem que estar mais presente na vida do professor. Fiquei muito curioso com o tema. Aguardo novidades.
Parabéns pelo Blog, o mestre que está disposto a aprender é um sábio e uma inspiração, a responsabilidade compartilhada torna o exercício de aprendizagem ainda mais atraente, aguardaremos pelas novidades no Blog #jobimeducandoeaprendendo
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